Um lugar para quem deseja fazer rapel, escalada ou, simplesmente, aproveitar uma bela vista: a Pedra do Macaco é uma formação rochosa localizada em Maricá, no Rio de Janeiro. De lá é possível ter uma visão completa de toda a cidade.
Se esse é o seu tipo de aventura, então veio ao lugar certo. A seguir você vai conhecer um pouco mais sobre esse destino cada vez mais popular de Maricá, além de acompanhar algumas dicas sobre como fazer a trilha até lá.
Localizada no bairro de São José do Imbassaí, em Maricá, no Rio de Janeiro, a Pedra do Macaco é um excelente ponto turístico para quem gosta de apreciar uma boa vista – no cume, é possível observar o mar, as lagoas, a Pedra de Inoã, as Ilhas Maricá e muitos outros locais.
Para conseguir essa paisagem como recompensa, o viajante precisa fazer uma trilha de aproximadamente 700 metros, considerando um desnível de 230 metros da base até o topo. É um aclive acentuado: em um dos trechos é necessário, inclusive, utilizar uma corda para atravessar. O melhor ponto de referência para chegar na trilha é a Rodoviária Amaral Peixoto, altura km 21, no sentido Niterói. A partir de lá, é preciso seguir a Estrada da Cachoeira até acessar a rua Um. Se for de carro ou ônibus, contar com um bom GPS para se localizar é uma boa jogada.
Ao chegar perto da trilha você encontrará uma placa que informará a entrada ao local. Nela é possível conhecer algumas coisas legais sobre a Pedra do Macaco, como a sua altitude, a extensão até o cume, entre outros. A partir daí é só seguir em frente e começar a subir.